sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Tokyo Jihen anuncia seu fim


A banda japonesa Tokyo Jihen anunciou em seu site oficial que encerrará suas atividades no dia 29 de fevereiro. O grupo, liderado pela cantora Shiina Ringo, estava junto desde 2004 e lançou 6 álbuns até o momento, entre eles o mini-álbum Color Bars, lançado no último dia 18. Ainda estão previstos os lançamentos do álbum ao vivo Tokyo Collection (com a inédita Sanjunisai no Wakare) e do DVD Discovery, em 15 de fevereiro.

Na nota divulgada pelos membros do TJ, eles agradecem aos fãs, relembram suas histórias na banda e deixam a esperança de que um dia possam voltar a tocar juntos.

  
"(...) Sou grato pela chance de participar desse grupo miraculoso. (...) Agradeço de coração a todos que têm nos apoiado. Na verdade, vocês nos salvaram muitas vezes. Muito obrigado." Ichiyou Izawa

"Guardei o amor que enche meu coração como músico e como pessoa numa cápsula do tempo chamada Tokyo Jihen. (...) Então, na esperança pelo dia em que abriremos novamente a porta dessa cápsula do tempo... Muito obrigado por esses sete anos!" Seiji Kameda

"É raro que cinco adultos juntos se dêem tão bem. (...) Acho que o Tokyo Jihen fez uma música muito legal." Toshiki Hata

"A união e a separação vieram repentinamente para o Tokyo Jihen. (...) Eu decidi entrar no Tokyo Jihen no dia anterior à gravação do álbum Adult. Foi divertido. Muito obrigado!" Ukigumo

"Agradeço a todos que gostaram desta frequência, desta banda. (...) O Jihen vai acabar, mas nossa obra será imortal. Ligue a energia quando morrermos e ressuscite-nos com seu aparelho de som. Isso é um adeus!" Shiina Ringo.


A despedida do Tokyo Jihen acontecerá na Tokyo Jihen live tour 2012 Domestique Bon Voyage, uma mini-turnê no mês de fevereiro com shows na Yokohama Arena (dias 14 e 15), Osaka Jo-Hall (dias 21 e 22) e no Nippon Budokan (dias 28 e 29).

É uma notícia muito triste, ainda mais porque trata-se de uma das bandas mais criativas e competentes da atualidade. Os integrantes do Tokyo Jihen ainda não comentaram o que farão após a separação, mas provavelmente Shiina Ringo continuará com a bem sucedida carreira solo que já existia antes do TJ e que ela manteve em parelo com a banda.

Aqui está 今夜はから騒ぎ (Konya wa Karasawagi), do álbum Color Bars, o último lançado pelo grupo:




Até a próxima. ^.^

Um comentário:

  1. Diria a banda mais inovadora dos últimos bons tempos.
    Eu era apaixonado pela carreira solo da Ringo, mas aprendi a respeitar o Tokyo Jihen depois do Ukigumo (acho que eu não gostava mesmo era do ex-guitarrista e sua tara por se ajoelhar no palco).
    A química entre eles no palco era uma coisa impecável... mas se X Japan voltou (e eu vi), acredito que eles também possam voltar.

    De qualquer forma, outros RingoEXPO aguardam a gente, né?

    ResponderExcluir